quarta-feira, 14 de julho de 2010


Maria
Medianeira de todas as graças


O título acima é uma afrimação dos Santos Padres e Doutores. São Bernardo, (+1153) disse: "Deus quis que recebamos tudo por Maria". São Luiz de Montfort afirma: "Deus Pai ajuntou todas as águas e denominou-as mar; reuniu todas as graças e denominou-as Maria". São Luiz diz ainda que "Jesus a fez tesoureira de tudo que seu Pai Lhe deu em herança; e é por ela que Ele aplica Seus méritos aos membros do Corpo Mísitco, que comunica Suas virtudes, e distribui Suas graças; é ela o canal misterioso, o aqueduto por que passam abundante e docemente Suas misericórdias. Deus Espírito Santo comunicou a Maria, Sua fiel Esposa, Seus dons inefáveis, escolhendo-a para dispensadora de tudo que Ele possui. Deste modo ela distribui Seus dons e Suas graças a quem quer, e dom nenhum é concedido aos homens que não passe por suas mãos virginais. Tal é a vontade de Deus, que tudo tenhamos de suas mãos virginais. Tal é a vontade de Deus, que tudo tenhamos por Maria, e assim será enriquecida, elevada e honrada pelo Altíssimo aquela que em toda a vida quis ser pobre, humile e escondida até o nada" (Tratado da Verdadeira Devoção à Virgem Santíssima, n. 23-25).
Foi por Maria que Jesus quis agir. Disse o Papa João Paulo II que "Maria foi a que mais cooperou com a obra da Redenção". Por Maria Ele se encarnou; pela palavra de Maria santificou São João Batista, Seu precursor, no seio de Isabel. Foi por Maria que Ele, nas núpcias de Caná (Jo 2,1-11), mudou "seiscentos" litros de água em vinho da melhor qualidade, Seu primeiro milagre. Se a maior de todas as graças que recebemos de deus Pai, Jesus Cristo, veio a nós por meio de Maria, como então todas as outras graças menores chegariam a nós, senão por ela, perguntam os santos? Se Deus nos abriu essa Avenida larga e bela que é Maria, para que por ela Seu amado Filho chegasse a nós, é lógico que tudo o mais nos venha por Maria. Dizem os santos que é para exaltá-la de modo extraordinário que Deus determinou que por suas mãos hajam de passar e sejam concedidas todas as graças dispensadas a nós. Não que Deus não possa mandar-nos Suas graças sem que seja pelas mãos de Maria; apenas Ele não o quer. É o que ensina Santo Afonso e muitos outros santos padres e doutores (Glórias de Maria, p 114).
Tornou-se célebre a frase: "O que Deus pode, mandando, Maria pode, rogando". É a "onipotência suplicante", como dizia São Bernardo: "Se tu não mereces a graça solicitada a Deus, bem a merece Maria que por ela se empenhará". "Com todas as fibras do coração, com todos os sentimentos de nossas entranhas, com todo nosso ardor, veneremos Maria, pois esta é a vontade daquele que quer que tenhamos tudo por Maria".
Professor Felipe Aquino
(O texto acima foi extraída da Revista Canção Nova, edição de 03/2010)

NOSSA SENHORA DE CANÁ, ROGAI POR NÓS SEMPRE QUE PRECISAMOS DE VÓS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário